Pesquisar

quinta-feira, 7 de abril de 2016

Uma Breve Historia da Anatomia

    Anatomia é o estudo da estrutura do corpo, é uma das mais antigas ciências médicas básicas; foi estudada formalmente pela primeira vez no Egito (aproximadamente 500 a.C.).
 
As primeiras descrições anatômicas foram registradas em papiros entre 3.000 e 2.500 a.C. (Persaud, 1984). Muito mais tarde, a anatomia humana foi ensinada na Grécia por Hipócrates (460-377 a.C), que é considerado o Pai da Medicina e um fundador da ciência da anatomia. Além do livro Juramento de Hipócrates, ele escreveu vários livros sobre anatomia. Em um deles afirmou: ''A natureza do corpo é o início da ciência médica.'' Aristóteles(384-322 a.C.) foi a primeira pessoa a usar o termo anatome, uma palavra grega que significa ''cortar em pedaços ou separar''. A palavra latina dissecare tem significado semelhante .
  Durante os séculos  XVIII e XIX, anatomistas publicaram tratados extraordinários e atlas esplêndidos com ilustrações que introduziam novos padrões para a representação do corpo humano. A escassez de cadáveres para dissecação e demonstrações anatômicas levou ao uso de meios ilegais para obtenção de corpos humanos. Ladrões profissionais de cemitérios forneciam cadáveres para escolas de anatomia, em alguns casos assassinando suas vítimas . Os estudantes de medicina e seus professores também se envolveram na obtenção ilícita  de cadáveres (Persaud, 1997). Na Grã-Bretanha, o Anatomy Act Foi aparovado pelo parlamento em 1832. Estabelecia determinações legais para que as escolas de medicina recebessem cadáveres não reclamados e doados para estudos anatômicos. Isso abriu caminho para leis semelhantes em outros países.


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
  MOORE, K.L. - ANATOMIA ORIENTADA PARA A CLÍNICA, 6ªED, 
GUANABARA KOOGAN, 2011. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário